A estratégia ágil, influenciada por metodologias ágeis como Scrum e Kanban, propõe um modelo de trabalho baseado em iterações curtas e frequentes, permitindo ajustes rápidos às mudanças e novos desafios que surgem. Na Egrégora, combinamos metodologias clássicas do planejamento estratégico, como as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), com ferramentas como OKRs e KPIs para orientar a empresa em direção aos seus objetivos e medir o desempenho das iniciativas e projetos. A implementação da estratégia ágil ocorre de forma iterativa e incremental, em ciclos curtos chamados sprints. Isso permite que a empresa responda de forma mais rápida às demandas dos clientes, inove constantemente e aproveite oportunidades emergentes.
Além disso, a estratégia ágil também promove maior envolvimento das equipes, pois as decisões são tomadas de forma colaborativa. No entanto, sua implementação requer uma cultura organizacional que valorize a flexibilidade, o aprendizado contínuo e a inovação, além de uma mudança na mentalidade das lideranças e a adequação dos processos do negócio. Por isso, na Egrégora, abraçamos os desafios sistêmicos da empresa, passando pelo design organizacional; apoiando a implementação da estratégia por meio do design de experiência e de mentorias técnicas e executivas; e cuidando clinicamente da governança e dos processos sucessórios.
Não temos tempo a perder: os ciclos de mudanças estão para lá de acelerados e a adaptabilidade se tornou uma questão de sobrevivência. É neste contexto que a Estratégia Ágil faz toda diferença para acelerar resultados de forma contínua, ágil e humanizada!